31 de jan. de 2009

Bicicletas de Boa Viagem Ville - Capitulo I - A CICLOVIA


Na minha época de criança ganhar uma bicicleta era um marco. Descobrir o mundo sobre as suas duas rodas próprias era o símbolo maior de independência que uma criança podia almejar. Tardes inteiras pedalando sem lenço, sem documento e sem medo. Lembro-me que a minha primeira bicicleta foi uma monareta e que a ganhei em outubro de 1980. Ela era verde água metálica. Improvisou-se uma cestinha de palha para que eu pudesse ir a quitanda buscar algo quando minha mãe precisasse. Fomos uma família de cicilistas. Meu pai nos levava nas horas iniciais dos dias para desfrutarmos a nossa bela cidade plana como um LP. Doces lembranças da minha velha infância.

A cidade mudou e não foi para melhor. O aumento de carros estreitou as ruas e a violência, essa mancha escura e fétida que se espalha por todo o nosso país, nos mantém aprisionados dentro de muros e grades e devido a isso a liberdade necessária para pedalarmos foi-nos roubada. Olho pelos alambrados dos prédios e vejo um bando de pré-adolescentes em suas gaiolas de ouro, sem sequer imaginar como seria divertido entrar em todas as ruas do seu bairro de bicicleta durante a temporada de férias.

No entanto, aqui pelo lado da zona sul uma nova obra pode ser a condição para tirarmos o transporte ecologicamente correto do ostracismo. É fato que a ciclovia do calçadão é por demais modesta diante da necessidade de vias para esse transporte, mas ela está lá para ser usada e parece que é exatamente isso que a populaçao está fazendo.

Nenhum comentário: