24 de set. de 2008

I Have a Dream


“Tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais, na medida de suas desigualdades”. Este é o conceito de Justiça Distributiva de Aristóteles, e é baseado nele que eu invoco um tratamento desigual para a minha desigualdade.
Nos últimos dias eu tenho tido um sonho, que está quase tão difícil de se tornar realidade quanto aquele do Reverendo Martin Luther King, se bem que o dele tinha um caráter universal e o meu pessoal, mas acho que sonhamos com a mesma intensidade. Tudo que eu sonho é conseguir encontrar e comprar um sapato e um cinto preto. Você deve estar pensando: "acho que ela tinha dois textos e resolveu recortar e colar um pedaço no outro e ficou estranho, ou ainda e mais coerentemente, finalmente os rapazes da camisa branca vão poder levá-la para uma temporada de repouso, pois com certeza ela está precisando." Calma! Não é nada disso, e agora vou defender as minhas idéias que até aqui parecem desconectadas.
Primeira parte. Aqueles que me conhecem há bastante tempo, sabem que nunca fui muito afeita a roupas chamativas, nem cores que me façam parecer uma escala pantone. Eu gosto do básico, do trivial simples, do que me dê a chance de desaparecer na multidão. Tenho medidas grandes, tudo em mim é grande e muito. Cabelos, boca, olhos, mãos, quadris, pés e por aí vai, sendo assim não há porque carregar nas cores. Eis os motivos.
Agora a segunda parte. Preciso comprar um sapato e um cinto, como dizem por aqui, mais alinhados. Quando eu me dei conta disso, já começou a me dar um certo aperto no coração, pois embora não compre essas coisas de moda, elas vivem passando na minha frente e baseado no que via sabia que a minha tarefa seria árdua. Ah esse meu sexto sentido, castigo de toda mulher, que nunca erra. Segui para onde tudo acontece nessa cidade, o Shopping Center Recife. Lembre-se do meu sonho: um sapato e um cinto preto, simples. Pois é, mas o óbvio e simples parecem inapropriados no mundo da moda e descobri isso da pior maneira possível. Nesta estação vivemos sob a égide do verniz. Tudo brilha, assim como os sapatos de Dorothy, na estrada dos tijolos amarelos. Agora você que me conhece, tenho cara de quem usa sapato de verniz? Sapato com fivelas de pedrinhas brilhantes? Será que terei de submeter-me a tal situação,porque a moda assim quer e assim devemos obedecer? Afinal, a liberdade de escolha não é um dos pilares dos mundo capitalista democrático?
Conclusão. Após rodar que nem uma roleta de cassino, no nosso sacro-santo Shopping Center, pude mais uma vez sentir na pele, nos pés e na cintura das minhas calças, que ainda por cima é baixa, que o mundo da moda é tudo, menos democrático. Que as diferenças devem ser mesmo é massacradas e que você deve estar sempre agradecido por ter alguém que decida o que você pode comprar, mesmo que o dinheiro seja seu.
Deixo aqui meu desabafo e aproveito para lançar a campanha: "por uma moda mais desigual"


Rubiane, de camisa hering e calça jeans.

PS: se alguém souber onde posso comprar coisas que não sejam de verniz ou de astronauta (prateado), em Recife, me avise.

Para Anabel, que apesar de estar sempre na moda, vai me levar a um porto seguro, onde eu possa comprar peças de indumentária, sem que para isso tenha que deixar de ser eu mesma.

7 comentários:

Anônimo disse...

Rubi, podemos ser básica e fazer a nossa propria moda!! Longe do capitalismo determinante das roupas !
Prometo fazer de você a Rubi de sempre, mas só com um detalhe: sem o CINTOOOO !!!!!!
Beijos,
Anabel

Rubiane disse...

G,
Confio em você plenamente. (Olha a responsabilidade que joguei nas tuas costas)
Sei que jamais você me penduraria uma bolsa de acampamento (enorme) espacial (prateada) no ombro que outrora carregou tiras a colo.
Beijos
Rubi

Anônimo disse...

Vamos adequar suas mochilas e tênis aos corredores dos tribunais !!
Farei parte desse momento histórico !!!

Unknown disse...

Rubiiiii,

Eu posse garantir que vc não procurou direito no shopping... sapato preto é o que mais teeeeem!
hahahaha
eu prometo que procuro com vc!hahahha
Mas em uma coisa eu concordo com Anabel: SEM O CINTOOO!

kkkkkkkkkkk

Beeeeeeejo

Rubiane disse...

Catarina,

Melhor.
Assim é uma coisa a menos para procurar no reino do verniz.

Pips Marshall disse...

Cintooooooooooo!!!! amiga sinto muito!!! Ainda bem que Anabel está por perto!!!
Confio totalmente nela! Se vc estivesse em sampa lhe levaria numa loja na vila madalena que tem lindo sapatos pretos, nada tradicionais, nem mesmo brilhantes e que combinam com nosso estilo "tudo grande" heheeh
Mas como já lhe disse, Anabel está por perto e isso basta!
beijos de saudades nas duas

Rubiane disse...

Fabíola,
Eu começo a me convencer que vocês estão certas. Cinto é feio. Achei que combinava, mas não combina.
Graças a Deus, uma coisa a menos para comprar.