30 de ago. de 2008

Cartões-Postais



Ontem quando cheguei em casa, tive a grata surpresa de encontrar entre as minhas correspondências um cartão-postal que me foi enviado por Rui David e Rosana, diretamente do museu de Anne Frank, na Holanda. Embora ache a internet o máximo com seu acesso rápido, tem uma coisa que ela não consegue nos dar ainda, a alegria de um bom e velho cartão-postal. O cartão-postal é como uma declaração de carinho pessoal e intransferível. Primeiro você conhece o lugar e ao conhecê-lo, você lembra de alguém, que muito provavelmente seria excelente companhia para aquela descoberta, então pensa: "pôxa, fulano adoraria esse lugar" ou ainda "nossa, esse lugar é a cara de beltrano" e como querendo compartilhar a emoção que sentiu, resolve mandar para a tal pessoa um pedacinho daquele momento. Aí vem a outra parte, que por incrível que parece, é ainda mais legal: achar um cartão exato, isso é, que mostre algo realmente significativo para aquele amigo em especial, escolher o selo, escrever no lugar onde o carimbo não impeça a leitura etc. E nesses detalhes , modéstia a parte, eu sou muito exigente. Na nossa última viagem não houve um cartão-postal repetido dos quase 40 que enviei. Como iria a vários destinos, escolhi as cidades que mais se pareceria com cada um dos destinatários. Ao enviar um cartão-postal você está dizendo: "olha estou muito feliz, e nessa felicidade toda lembrei de você". João, meu afilhado amado, ficou muito empolgado, pois foram os seus primeiros cartões-postais, e talvez por isso mesmo, esperava o seguinte como quem espera papai noel às vésperas do Natal. Já Cyane achou lindo eu resgatar uma velha tradição dos viajantes. Tradição esta que está sucumbindo devido aos e-mails que passamos das lan-houses quando estamos viajando. No que depender de mim, esta tradição permanecerá por muito e muito tempo, pois onde houver um cartão-postal e um posto de correios, eu e minha caneta bic estaremos lá.

Para João, o meu maior incentivador do envio de cartões-postais.

8 comentários:

Contemporânea I disse...

Rubiiiiiiiiiiii!!! fiquei surpresa e feliz com seu blog!
Adoro postais, mas sou daquelas que so os compro para fazer painel com eles! Quase nunca os envio!
Mas é de fato um prazer receber um cartão postal! Saber que naquele momento especial, feliz fomos lembrados!
E-mail é bom, lan hause tb, mas nada substitui a carta e o cartão e o carteiro chegando...
beijos e beijos

Anônimo disse...

cartão postal é legal

João Pessoa disse...

Que massa! Assim vou poder ler alguma coisa tua que não seja trabalho de direito. Além do mais, adorei esse do cartão postal... onde anda o calor das coisas especiais, eu me pergunto. Uma carta, um bilhete, um cartão postal, por mais que viajem, chegam ainda com um pouco do calor das mãos que os escreveram, está faltando isso nesse mundo doido.

Beeeeijos!!!

Unknown disse...

Rúbia, querida, tantas idéias e sentimentos semelhantes... Você escreve e eu sinto como se as suas palavras fossem minhas...
Beijo bem carinhoso para você.

Rubiane disse...

Zarela,
As palavras uma vez postas voltam a pertencer ao mundo e a todos, portanto tome minhas palavras e as tornem suas.
Beijos
Rubi

Milena Magalhães disse...

Eu te achei! e seu lugar é tão bonito! Rubi, Rubi, sua bic diz coisas tão bonitas, tão cheias de sentimento.

Voltarei sempre!

Um beijo.

Anônimo disse...

Amiga, posso dizer que também que fui surpreendida com seus postais, por sinal o último enviado de Paris, trouxe-me lágrimas, fiquei super emocionada em saber que lembrou de mim EM PARISSSSSS! Cidade que um dia foi divisores de águas !!!!
Te amo !
Anabel

Rubiane disse...

G,
Paris é você e você é Paris. Aliás, tudo que é belo e delicado, parece com você.
Beijos