12 de mai. de 2009

Uma noite inesquecível, quem me dera puder esquecê-la.



Clarice com 2.700g e um tamaninho de nada é a nova integrante da família Costa. Chegou no último dia 03 e já causou uma revolução. Parece ser bastante vaidosa, pois 5 dias após seu nascimento voltou para o hospital a fim de fazer bronzeamento artificial - na realidade ela tinha icterícia, mas precisamos encarar as coisas com humor, não é mesmo? A pequena Clarice é muito miúda e fora o bronzeamento não tem material, ainda, para uma postagem, portanto sigamos.

Eu vou contar aqui sobre a noite em que Clarice nasceu e como isso afetou as nossas vidas. Os pais foram para a maternidade e Pedro Miguel precisou dormir aqui em casa. Confesso que esperava um chororó sem fim, algo tipo: "eu quero a minha mãe", durante a madrugada, mas ele surpreendeu a todos, comportando-se como um viajante habitual muito bem instalado em qualquer hotel, albergue ou pousada. Assistiu filmes, passeou pela casa com desenvoltura e obviamente, resistiu com bravura ao sono, mas este o venceu.

Quando o coloquei em minha cama, imaginei na minha inocência de tia sem filhos, que com sorte ele não acordaria antes das 06h e portanto teríamos uma noite tranquila. De fato ele não acordou, no entanto, nem eu, nem Flávio dormimos.

Ocorre que o nosso querido afilhado caçula, não é cheio de energia apenas enquanto está acordado. Não! Ele não tem a opção desligar. Sua energia é constante e ele barbariza, também, enquanto dorme: fala, senta, chuta, gira na cama e deixa os não avisados de olhos bem abertos.

A certa altura desta noite de terror, a voz de trovão de Flávio implorou-me para trocarmos de lugar, pois ele dormia, ou tentava dormir na cama onde Pedro estava. Queria trocar, porque estava equilibrando-se em cima da costura do colchão, o pezinho esquerdo de Pedro Miguel estava em suas costas e a mãozinha em seu rosto, ali pousada tranquilamente depois de dar uns vários tapões na cara do tio. Eu senti uma profunda empatia pela sua agonia, mas fui logo acabando com as suas esperanças dizendo: "não adianta, porque o barulho que ele faz falando e mexendo-se na cama, não me deixava dormir e o meu colchão é duro como madeira de lei, portanto conforme-se com a sua linha da costura do colchão e continue equilibrado nela, que pelo menos é macia."

Antes das 6 horas, ele sentou-se na cama e foi quando o padrinho cometeu o erro fatal - abriu os olhos. Na penumbra do quarto, só se ouvia aquela vozinha linda e de pronúncia muito clara: Acordou, tio Flavinho? Não posso negar que o achei por demais irônico para os seus 2 anos e 5 meses. Como poderia tio Flavinho ter acordado , se sequer havia dormido? Em seguida perguntou onde estavam todos: a mãe, o pai, eu - que respondi com uma voz cansada: "aqui Pedro Miguel, aqui" - e pela avó que havia passado uma noite esplendorosa no outro quarto e que ele quis ver imediatamente. Com seus pequenos passos, passou por cima de mim, de Flávio e seguiu porta a fora, para alimentar o dia com toda sua energia, conseguida, é óbvio, através de seu sono revigorante.

Na noite seguinte éramos eu e Flávio dois zumbis, mas havia no meu rosto um certo sorriso, digamos que maquiavélico, pensando nas próximas vítimas daquele pequeno personagem de história de terror que não deixa ninguém dormir.

4 comentários:

Catharina disse...

hahahahahahahahaha! Xuxu, eu sabia que tinha sido penoso, mas assim com riqueza de detalhes fica muito mais engraçado!!!! Bem, espero que o sono de vcs esteja em dia, visto que ele pode voltar a qualquer momento! :P
Beijo grandeee!

Rubiane disse...

Voltar?
Tu estás doida,é?
Já paguei todos os meus pecados, inclusive os que ainda nem cometi.

Laurinha disse...

Pois eh, sei muito bem do que esta falando. Pense nisso TODAS as noites por 3 meses, com um bebezinho bem pequenininho? Paulzinho nao dormia um so noite quando nasceu. Tinha colica, chorava o tempo todo, queria ficar no braco o tempo todo, nem o horario de 2 em 2 horas ele quis seguir. Ele acordava, a gente pegava ele, trocava fralda, dava mamadeira, botava pra dormir de novo, e daqui a 15 minutos ele acordava de novo.. e assim foi.

Laurinha disse...

Devo completar que depois dos 3 meses ele passou a dormir melhor, mas ate ficar bem maiorzinho ele sempre acordou. Terminei botando ele pra dormir comigo porque era bem mais facil. Ele dorme comigo ate hoje. Agora estamos tentando fazer ele dormir na caminha dele sozinho, mas habitos antigos sao dificeis de quebrar.