15 de out. de 2008

Dia dos Professores

Na vida nós sempre buscamos acumular, pode ser dinheiro, propriedades, status, amigos entre outras coisas. Todas elas nos são caras e temos dificuldade de dividi-las, buscamos protegê-las e quando possível passar para nossos descendentes. Mas tem uma coisa que acumulamos e que invertendo a ordem rígida da matemática, quanto mais dividimos, maior é seu quociente: conhecimento. Só que este é um bem da alma, que temos que usufruir por inteiro já que não vai figurar em testamento algum. E aí é que entra esse personagem que sempre me encantou, o professor.

O professor é aquela figura que tem como seu maior patrimônio o conhecimento e fica feliz em dividir com seus alunos. Agora quer ver ele feliz mesmo é quando um de nós recebe a dádiva e começa a pensar sobre ela. Quando ela mexe com a gente e já não estamos mais no mesmo lugar. Nunca mais seremos os mesmos depois de receber aquele ponto de luz em nossos neurônios.

Têm vários tipos de professores: o show-man, o tímido, o severo, o meigo, o que está aprendendo, o viciado (aquele que não precisa mais dar aula, mas segue para a sala com toda empolgação), o que usa vários recursos, o que só usa um lápis pilot, o que ri com a turma, o que faz a turma chorar. Todos eles são únicos e todos eles entregam para nós o que eles julgam ser sua maior riqueza e talvez por isso mesmo a figura deles me emocione tanto.

Eu desejo a todos os mestres do mundo tudo de bom que houver nessa vida.

7 comentários:

Anônimo disse...

Acho que já tive pelo menos 1 de cada desses tipos de professores que mensionaste. E confesso que cada um deles têm sua peculiaridade que me encanta. Logo, também sou uma grande admiradora desta classe! ;)
Beeeijos
Catharina

Anônimo disse...

eu tive professores que até hj estão em minha mente..professores do pré, do ginasio, de outros cursos ki fiz...acho que deveria ser proibido ensinar...pois o ensino leva o conhecimento ao homem, mostra que tudo que temos podee ser melhor, muitas vezes deixa um rastro de tédio, pois tudo que se tem não é suficiente...o ensino abre caminhos que o homem não precisa andar, ele poderia ver bem, sabendo somente isso, e falando somente aquilo..o ensino tem o poder de transformar...

p.s:muito sensível da sua parte lembrar de nossos mestres..
thanks

Milena Magalhães disse...

Rubi, como professora, me senti feliz!!!

queria q todos tivesse este olhar amoroso sobre nós¹ Um beijo bem grande em ti.

Magna Santos disse...

Justíssima homenagem. Em poucas palavras você conseguiu dizer tudo. Beijo. Magna

Anônimo disse...

Atualize isto aqui, por obséquio!
;)
Beeeejo
Catharina

Sylvia Caxias disse...

Olá Rubi,
Eu também gostei muito das suas palavras, me senti muito contemplada, muito bonita sua sublime homenagem.
Bj!!
Sylvia Caxias

Contemporânea I disse...

Rubi, que lindo!
beijos